Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

domingo, 31 de março de 2013

Sobre o espetáculo "Espasmo", em processo.

(Imagem: Divulgação)


“Um espasmo é uma contra(c)ção involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão. Um espasmo é tipicamente acompanhado de uma dor localizada. (...)
O espasmo é causado por mau funcionamento dos nervos , pode se tornar muito mais grave, e permanente se não for tratado.
Por extensão, um espasmo temporário é uma explosão de energia, atividade, emoção, estresse ou ansiedade”. Wikipédia

Estava curioso para conferir o novo trabalho da Marcos Damaceno Cia de Teatro. Afinal, o processo do Grupo tem gerado resultados singulares e chamado a atenção do meio e da crítica especializada. Mas a apresentação que acompanhei neste domingo no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura - Shopping Curitiba, superou as expectativas e surpreendeu-me e muito!

O ESPASMO proposto gerou contrações físicas e emocionais. Uma pressão atingiu meu peito e causou dor que se acentuava conforme a performance ia se desenrolando. O agravamento refletiu na emoção contida no estresse e na ansiedade do dia a dia. Por fim, compactuei com o estado da personagem, ou melhor, da atuante que permanecia imóvel em cena.

O trabalho é, no mínimo, desafiador, pois em nenhum momento opta pelo lugar comum ou pela solução facilitadora de encenação e atuação. O palco nu diz e é preenchido pela escultura corporal da atriz Maia Piva, que se faz presente e preenche os espaços. A iluminação diz ainda mais, no pulsar das emoções apresentadas. A trilha fala e dá suporte para a voz de Rosana Stavis, certeira nas palavras conduzidas pelo texto de Gabriela Mellão. O figurino se traduz na pele exposta sem pudores. Ao término da apresentação, aplaudi de pé, com satisfação de ter visto um processo investigativo realmente instigante! Parabéns ao Marcos Damaceno e a toda a equipe! Que este ESPASMO, ainda em processo, continue pulsante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra