Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

quinta-feira, 21 de março de 2013

III Colóquio Celso Furtado sobre Cultura e Desenvolvimento

(Imagem: Divulgação)

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa (SEC/MinC), realiza amanhã (21), em Curitiba (PR), no auditório do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), das 9h às 12h30, o III Colóquio Celso Furtado sobre Cultura e Desenvolvimento. A abertura será feita pela secretária da SEC, Cláudia Leitão.

O terceiro encontro tem como tema a Inovação, Tecnologia, Cultura e Desenvolvimento e faz parte de uma série de colóquios que a SEC/MinC vem realizando nas cinco regiões brasileiras. O objetivo dos encontros é promover um debate nacional sobre o papel da Cultura para o desenvolvimento do País a partir do pensamento de Celso Furtado.

O primeiro aconteceu em Campina Grande (PB), em julho de 2012, e o segundo foi realizado em Brasília, em novembro do ano passado. Os próximos estão previstos para este ano: em Belém (PA), no mês de maio; e Belo Horizonte (MG), em agosto.

Os colóquios têm a curadoria do professor doutor Cesar Bolaño, Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro de Curitiba contará com as palestras do professor doutor Alain Claude Henri Herscovici, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e do professor doutor Sérgio Scheer, Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Legado teórico e de ação para o desenvolvimento do País

Como economista, Celso Furtado marcou o pensamento econômico brasileiro e deixou uma obra de mais de 30 livros publicados em mais de 15 idiomas. É considerado o cientista social latino-americano mais lido em todo o mundo. Além de teórico, foi também um homem de gestão.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), criou e dirigiu a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Também foi ministro do Planejamento do ex-presidente João Goulart (1961-1964) e, mais recentemente, na década de 1980, ministro da Cultura no governo José Sarney, durante a redemocratização do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra