Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada neste domingo

(Imagem: Divulgação)
















Neste primeiro concerto de 2013, o bicentenário dos compositores Richard Wagner (1813-1883) e Giuseppe Verdi (1813-1901) serão lembrados. É de Verdi a obra, Abertura de Vesperas Sicilianas que inicia a apresentação. A peça de abertura da ópera, que estreou em Paris em 13 de junho de 1885, foi composta em francês, mas é frequentemente executada na tradução italiana. O Prelúdio e morte de amor de Tristão e Isolda, de Richard Wagner encerra a apresentação. Esta ópera é considerada um marco na história da música.

Do compositor polonês Henryk Mikolaj Górecki (1933-2010) será apresentado o Concerto Notturno para violino e orquestra de cordas, escrita por encomenda da “Musica Viva Musica Society”, em 2001. A peça alcançou grande popularidade e prestigio e já foi apresentada por grandes violinistas como Kaja Danczowska, Patrycja Piekutowska e Bakowski Krzysztof.

Outro compositor polonês, Witold Lutoslawski ( 1913-1994) também será lembrado neste concerto. Sua peça, Partita para violino e orquestra com piano “obligato” é uma das mais importantes do seu repertório. Foi escrita em 1984 para o violinista Pinchas Zukerman, diretor artístico da Saint Paul Chamber Orchestra e para o pianista Marc Neikrug, estreou em janeiro de 1985.

Patrycja Piekutowska – violinista
Piekutowska é um das mais renomadas violinistas da atualidade. Formada em Varsóvia, na Universidade de Música Frederic Chopin, em 2007 obteve o título de Doutora em Arte Musical. Já se apresentou em países como Argentina, Uruguai, Chile e Peru, Dinamarca, India, China, Kuwait, Tunísia e África do Sul. No ano passado, fez muitos concertos em homenagem ao 75° aniversário de Penderecki nos Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Venezuela e Polônia. Em janeiro de 2009 tocou em Curitiba e ministrou aulas no 27° Festival Oficina de Música.

Analaura de Souza Pinto - pianista
Ana Laura é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná, onde atua como solista desde 1985. Tem intensa atividade e longa experiência em música de câmara, corepetição e didática musical. Em 1990 foi uma das solistas convidadas do concerto comemorativo ao Centenário dos Pianos Essefelder, no Teatro Guaíra. Participou em várias Oficinas de Música de Curitiba.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná - Concerto de abertura temporada 2013
Dia 10 às 10h30
Auditório Bento Munho da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº
- Curitiba – Paraná).
Classificação: 7 anos.
Ingressos a preço único: R$30,00. Desconto de 50% para o cartão Teatro Guaíra.

Os próximos concertos no mês de março serão:
Dia 17 às 10h30 Guairão
Concerto para Crianças - América do Sul
Ary Barroso: Aquarela do Brasil
Gustavo Dudamel Ginastera: Suite de “Estâncias”
Heitor Villa-Lobos: Bacchiana nº 2 (Trenzinho do Caipira)
Zequinha de Abreu: Tico-Tico no Fubá
Maestro - Marcos Arakaki

Dia 24 às 10h30 Guairão
Edino Krieger: Canticum Naturale
Francisco Mignone: Concertino para clarineta
Johannes Brahms: Sinfonia nº 3
Soprano – Kalinka Damiani
Clarinete – Marcelo Oliveira
Maestro – Osvaldo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra