Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pancrácio

(Imagem: Divulgação)

Lançamento
Pancrácio, de Otavio Linhares
Esfacelamento das relações e pesquisa estética estão no centro da estreia do autor curitibano


Pode-se dizer que Pancrácio, livro de estreia de Otavio Linhares, tem duas origens: na frase “toda mulher é um ser esculpido em nuvens” e na experimentação. A primeira é o ponto de partida para a criação do personagem-narrador da novela Pancrácio (do qual não sabemos nome ou idade), extremamente duro consigo mesmo e desgostoso com o mundo. Não apenas o fracasso com as mulheres é visível na sua fala, mas um esfacelamento maior — da existência, talvez. Assim, não há saída para este homem, rejeitado até mesmo pela Morte; sua sentença é a vida.

Sua verdadeira forma, porém, só é acessível ao leitor, que acompanha seus pensamentos caóticos, sem filtros. Visto de fora, este personagem é o que o autor identifica como curitibano típico: sempre calado, não transparece seus sentimentos — engole-os. Com o tempo, porém, isso vira uma bomba. E é a sua explosão que dita a estética da novela: uma prosa intensa e veloz, que dispensa vírgulas e explicações.

A pesquisa estética continua nos onze textos curtos que integram o livro Pancrácio. Escritos após a finalização da novela, eles buscam na forma a solução para o que se quer expressar, e a expansão dos limites do texto literário. Desta maneira, o autor rejeita não só as convenções, mas escreve com o objetivo de expandir o que já foi feito — a questão não sendo um resultado bom ou ruim, e sim o novo.

Lançamento
Dia 07 de dezembro, sábado, às 16h, na Livraria Arte & Letra
(Al. Presidente Taunay, 40 — Curitiba/PR)

Trecho
“é preciso destravar o cérebro. apontá-lo para frente. banir as dores de cabeça. exercito meia dúzia de pensamentos soltos. me divirto. sou um halterofilista da imaginação. penso em coisas bizarras. deixo as imagens se encaixarem umas nas outras. faço o filme na minha cabeça. gosto disso. não dou risadas. depois esqueço tudo. e faço mil vezes. e mais mil vezes. e mais mil vezes. e esqueço sempre. não quero migalhas. reviver o passado escavando dentro de si a própria tumba é a maldição de estar vivo. são apenas pequenas estórias matinais. estorinhas que moram no meu quasessono. que fiquem por lá.”

O autor
Otavio Linhares nasceu em Curitiba (PR), em 1978. Com formação em Filosofia, História e Artes Cênicas, é editor da revista de literatura Jandique e do seloEncrenca.

O selo
Criado em setembro de 2013, em Curitiba (PR), Encrenca — Literatura de Invenção aposta em textos singulares e que tratem de temáticas originais.Pancrácio é o terceiro livro de Encrenca, que já publicou o romance Réquiem para Dóris, de Oneide Diedrich, e as ficções de Luiz Felipe Leprevost emSalvar os pássaros.

Pancrácio, de Otavio Linhares
Encrenca — Literatura de Invenção
11,5 x 20,5 cm • ISBN 978-85-60499-47-2 • 136 págs. • R$ 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra